O Brasil está vivenciando uma nova fase de mudanças. Não se sabe se duradouras ou temporárias, mas sabe-se que quando há 13 anos o país decidiu quebrar o siclo vicioso dos costumes e hábitos impostos pela sociedade, se deparou com pesadas consequências, das quais hoje busca se libertar – Continue lendo

Por Saulo Valley, O Observador do Mundo – Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2017 – 12:30 GMT-3

WhatsApp Image 2017-05-11 at 18.50.59
debates sobre corrupção política e a imparcialidade da justiça ampliados hoje em dia – Imagens Creative Commons via Wikipédia

Nos últimos 13 ou 15 anos o Brasil conheceu seus maiores vilões e a mídia falou tanto deles que os tornou em heróis. Vilões que emergiram da corrupção política, da corrupção do futebol, do crime organizado, das torcidas organizadas, das fileiras policiais e até de entidades como o Supremo Tribunal Federal.

Foi assim no cinema…

O Brasil aprendeu a admirar aspirante a herói Jedi “Eliaquim“. o personagem do filme Star Wars, mas passou mais tempo falando no “Darth Vader“, o mais terrível vilão da Saga.

Foi neste período que os nomes de Saddam Hussein e Osama Bin Laden se tornaram os nomes mais usados em batismos de animais domésticos, principalmente cães e gatos de estimação.

O Brasileiro  aprendeu a admirar a “Maria do Carmo” falando mais na cruel, prostituta e assassina “Nazaré” da novela “Senhora do Destino“, da Rede Globo.

À cada dia novos vilões surgiram, como Bruno, o goleiro e Adriano, o imperador. Idolatrado por representar o “Capitão Nascimento” no filme Tropa de Elite o ator Wagner Moura se tornou o intérprete de “Pablo Escobar“, o maior traficante já conhecido nas Américas.

Foi assim nos games…

.. E seguindo o caminho da mídia, fomos parar nos jogos eletrônicos em que nos games de tiro, surgiram as possibilidades do jogador passar do time da polícia para o time dos criminosos e está aberta a temporada de caça aos representantes da lei! Se multiplicaram as ofertas de games aonde o usuário se torna o bandido que caça policiais, derruba seus helicópteros usando armas de longo alcance, além de granadas, lançadores de foguetes de ombro..

GTA - shooter
gameplay do jogo GTA

Surgiu a época em que mulheres lindas, saradas e  loiras buscavam se envolver apenas com homens poderosos, que tivessem elevada condição financeira, sem perguntar-lhes a origem de tanta riqueza… e mesmo sabendo que pra se ganhar dinheiro pra gastar sem precisar fazer contas, só mesmo ilegal. Então só víamos as mais lindas mulheres nos braços de milicianos, policiais corruptos, traficantes e políticos corruptos. Houve uma corrida massiva de mulheres para as academias, aos centros de estética e clínicas de implantes para que pudessem estar aptas a agarrar seu milionário. Foi um período em que quem não era criminoso, tentava se parecer com um, e quem sabe abocanhar uma bela gata escultural..

NiNO
By NiNo NJC (Own work) [CC BY-SA 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)%5D, via Wikimedia Commons
Até que começaram a assaltar e até amatar muitos carinhas até ricos, policiais e tantos outros pra roubas suas jóias. Alguns exibiam cordões de 2 quilos de puro ouro. Muitos estão mortos agora. Com a nova fase que o Brasil está vivenciando há dois anos que as pessoas estão começando a derrubar esta cultura. Muito disto vem em consequência da própria evolução da Lava-Jato e da crescente quantidade de órgãos públicos dedicados a levantar e descobrir indícios de fraudes, crimes contra departamentos do estado e contra pessoas comum. Cresceu o empenho das polícias quanto organização, depois que a Polícia Federal começou a demonstrar perícia, eficiência e imparcialidade para investigar os crimes ligados à corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas etc.

Muita gente que tirava onda de rico acabou procurando ficar menos visível, e a era da ostentação está chegando ao fim. As mulheres esculturais estão buscando outras atividades até emprego, enquanto muitos dos que se enquadravam no perfil que buscavam hoje estão presos.

Não precisa ir muito longe para lembrar que nossas crianças nesta época aprenderam que era certo ser bandido e errado ser honesto, não dentro de casa, mas nos grupo de convivência fora dela e nos games (os mesmos que os pais compravam e jogavam juntos pra mostrar que o jogo é inocente). Por isto a impressionante quantidade de soldados do tráfico que assusta até aos policiais que passam a vida na rua combatendo o crime. Todos menores. A maioria deles cresceu dentro da vida do crime. Claro que tudo isto tem a colaboração e investimento do governo federal de Lula e Dilma, que criou ferramentas para que a criança jamais pudesse ser castigada ou punida por seus pais, formando um verdadeiro exército de jovens descontrolados, rebeldes, bandidos e delinquentes.

Por isto seus heróis não são os que praticam a bondade. Os heróis e ídolos desta velha geração são os que são mais ricos, mesmo que sendo desonestos. Mas esta era está por terminar e novamente vamos estar num estágio em que as pessoas entenderão e ensinarão para seus filhos que vale mais a pena ser feliz que ser rico. Você pode ser feliz e bem sucedido em qualquer estágio da sua vida financeira, basta que seja grato por todas as coisas e vá gradativamente se aperfeiçoando. Não existe riqueza imediata. Tudo tem que ser construído. E .. depois que estiver bastante rico prepare-se pra morrer e deixar tudo para os outros ficarem se matando na disputa por cada centavo. Por isto ser feliz é viver o hoje cada vez melhor sem dever nada a ninguém!

Anúncios