O Boxe Chinês foi criado no Templo Shaolin como forma de popularizar a arte marcial chinesa e incluí-la nos Jogos Olímpicos como modalidade de competição. Ainda em processo de popularização, o Boxe Chinês é completo e exige bastante do atleta.

Chinese Boxing by Saulo Valley
Chinese Boxing by Saulo Valley

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 09 de Outrubro de 2012 – 20;36 GMT-3

O Boxe Chinês é uma fusão entre as técnicas de Boxe Inglês e o Kung Fu. Os movimentos rápidos executados em mínimos intervalos, exigem muito preparo do atleta e muita resistência física. Condicionamento este que é adquirido com disciplina, treino e boa nutrição.

Diferente do Kung Fu tradicional, as técnicas que compõem o Boxe Chinês (Sanshou), elevam a luta para o nível do esporte, enquanto que o Kung Fu tradicional remete para a arte marcial. Na era antiga, o Kung Fu era uma arma de guerra que substituia as armas em geral. Assim o guerreiro poderia se infiltrar entre seus adversários em que fosse detectado como ameaça.

Quase mil anos depois as artes marciais chinesas lutam para que seja reconhecidas como puro esporte e o Boxe Chinês é fruto deste esforço. Criado há cerca de 100 anos, o Chinese Boxing surpreende pela velocidade e pela resistência dos lutadores.

Chinese Martial Art - Kung Fu by Saulo Valley P1070053
Chinese Martial Art – Kung Fu by Saulo Valley P1070053

As técinicas são variadas e envolvem golpes de boxe ingles, chutes altos, médios e rasteiros, arremesso e mobilização. Um verdadeiro tsunami de golpes variados, regulados pelos menos de 40 segundos de intervalo exigidos pela regra internacional que rege a modalidade.

O Boxe Chinês vem atraindo adeptos do UFC que visam apresentar golpes que venham a surpreender o adversário. Para os que não buscam o combate nos ringues, a arte marcial chinesa serve para elevar com grande êxito, o condicionamento físico de seus praticantes.

Onde praticar?

No Rio de Janeiro, no bairro da Penha o esporte pode ser praticado com o instrutor Saulo Valley, que acumula 30 anos de prática só de artes marciais chinesas, estudo da cultura, línguas e dialetos.

As aulas são personalizadas e os treinos são individuais (inicialmente).

Contatos

Rua São Camilo, 125/304 – Penha – Rio de Janeiro.

Contato: (Oi) 8514-1312 (Tim) 8209-1216 (Vivo) 9543-4727

Anúncios