Uma poderosa arma de guerra. Um Drone, o mais importante aliado da atualidade, que reduziu a mortandade de pilotos radicalmente, foi infectado por um vírus desconhecido. Esta é a primeira vez que esta tecnologia recebe visitantes não convidados.

Predator Drone Cockpit
Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 07 de Outubro de 2011 – 18h25min.

Dois cockpits dos drones americanos Reaper e Predator foram infectados por um vírus desconhecido. Especialistas discutem um meio de destruir-lo mas até agora, ele se mantém. A equipe dos Drones descobriu este vírus nos cockpits há uma semana, e depois de muitas tentativas para deletá-lo e ele ter voltado, é que a equipe acabou  divulgado o fato inédito.

Predator Drone EUA

De acordo com a revista eletrônica “wired“, apesar do vírus ser “imortal”, ele não atua e não tem comprometido as missões (aparentemente) que continuam a ser realizadas. Missões que estão em curso no Afeganistão e outras zonas de guerra.

“Tentamos deletá-lo, e ele continua voltando”… “Achamos que é benigno. Mas nós simplesmente não sabemos. “

A fonte diz ainda que os especialistas acreditam que este vírus pode estar “enviando dados secretos para qualquer rede pública sem-fio de alguém fora da cadeia militar”, e eles ainda não sabem como resolvê-lo.

Opinião pessoal:

Minha pequena experiência me diz que este tipo de vírus pode ser um “Worm”. Os Worms normalmente são programas que executam missões específicas desde copiar dados, desbloquear sistemas de segurança e até impedir acessos. Ele pode ser controlado remotamente e também pode agir sozinho sem comprometer a rotina do usuário. Um Worm também pode ser programado para saturar a memória do computador, executando milhares de tarefas simultâneamente, entre outras coisas. Pode ser enviado pela internet como pode ser adicionado por dispositivos móveis. Ele também pode ficar inativo por um longo tempo, até que o relógio do PC atinja uma data e uma hora estabelecida como sendo o momento exato de iniciar suas funções a que foi programado. Worms são utilizados também para roubar senhas pessoais, memorizar dados de acesso a redes privadas etc.

E você, o que acha?

Anúncios