Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>COSTA DO MARFIM: Pelo menos 800 mortos na semana, diz Cruz Vermelha.

Deixe um comentário

>

A informação veio pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha que na Terça-feira passada, pelo menos 800 pessoas morreram em provável violência sectária na região norte da Costa do Marfim.

“Tudo parece indicar que é a violência sectária”, o CICV. AFP / Issouf Sanogo – LeMonde.
Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2011 – 08h18min. Atualização 09h15min.

A agência de notícias Reuters confirmou com funcionários da Cruz vermelha que a violência acorrida na semana passada na cidade de Duékoué, causou massiva migração em fuga dos massacres que tem ocorrido neste mês no país.

Segundo o “LeMonde”, os corpos foram descobertos porque a Cruz Vermelha estav preocupada com o gigantesco volume da migração de homens, mulheres e crianças que fugiam da violência e dos saques. Quando chegaram ao local encontraram “centenas de corpos espalhados pelo chão”.

Os confrontos têm sido violentos entre soldados e milícias leias ao Presidente Laurent Gbagbo.

Agentes da ONU disseram manifestaram total preocupação com a situação dos imigrantes que têm procurado abrigo na missão católica na cidade.

“De acordo com um padre (da missão, isto é) a maioria dos PDI não ter comido por dois dias e cerca de 80.000 rações de comida são urgentemente necessários, assim como utensílios de cozinha ” , disse um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Jemini Pandya . – Le Monde.

ONU – ferido sendo socorrido Fonte: globalpost

Novas baixas na ONU

Uma onde de violência sem precedentes tem atingido agressivamente a comunidade de jornalistas internacionais, como os funcionários da ONU.

Ontem, pelo menos 8 funcionários e outros 12 entre diplomatas e seguranças da ONU foram assassinados no Afeganistão, em protesto contra a queima do Alcorão pelo pastor Terry Jones da Califórnia.

Na Costa do Marfim, o então analista de informações na Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire ( ONUCI ), em Abidjan, capital comercial do país, Zahra Abidi, 33, foi atingido por uma bala perdida e morreu.

Alvo de ataques

A fim de expulsar qualquer forma de controle e vigilância sobre os crimes de violência contra civis, muitos governos e milícias em países em conflito interno, têm atacado os diversas setores da  ONU. segue abaixo depoimento publicado no site oficial da ONU-África.

A ONUCI, apesar do agravamento da violência e ataques contra o seu pessoal e instalações, continua a realizar seu trabalho vital, que inclui a proteção de civis e locais essenciais, tais como o Golf Hotel, onde o Sr. Ouattara e o seu Governo se baseiam.

“Eu acho que temos um papel fundamental a desempenhar aqui por causa do vácuo de segurança”, YJ Choi, representante especial do secretário-geral e chefe da ONUCI, disse em entrevista à Rádio ONU.

UNOCI – que tem cerca de 8.000 soldados no país, 3.500 deles em Abidjan – está recebendo fogo pesado, incluindo ataques contra os seus escritórios e suas patrulhas. Um de seus helicópteros foi baleado em Abidjan hoje como era de aterragem, o segundo ataque do tipo em cinco dias.

Além disso, as forças especiais pró-Gbagbo não pararam de atirar na sede da UNOCI desde a tarde de quinta-feira.

“Nós temos até o momento sete pessoas gravemente feridas e nossa sede está sob ataque pesado”, disse Choi, cujo escritório foi baleado várias vezes”. – UN.ORG.

Anúncios

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s