Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>JAPÃO: Após energia restaurada, novo incidente na usina nuclear preocupa:

Deixe um comentário

>

Fukushima – Foto RTE

Ontem, após mais de uma semana de sacrifícios e esforços sobre-humanos somados, a energia elétrica nos 6 reatores foi restabelecida e uma sensação de alívio começava a pairar sobre o mundo. Hoje (terça) pela manhã, uma fumaça escura começou a ser lançada no ar, vindo da terceira estação de reatores de Fukushima.


A calmaria não durou nem 12 horas e as equipes técnicas voltaram a lutar pela estabilidade da usina.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 22 de Março de 2011 – 05h07min.

Governo

O trauma tem sido tão grande, que o Governo do Japão já anunciou que daqui pra frente pretende retroceder na exploração da energia nuclear como geração de energia elétrica.

Segundo as autoridades japonesas, esta situação dramática tornou-se decisiva para a volta da exploração de fontes tradicionais de energia, como o petróleo, o gás natural, e o carvão.

Ao todo o Japão possui 19 usinas nucleares que contornam toda a ilha. Se os problemas que afetaram Fukushima, tivessem atingido outras usinas, o país teria sido completamente arrasado, lembrando que toda a ilha está sujeita a novos terremotos e tsunamis.

Atualização 08h28: Nesta terça, 22,  ocorreram dois tremores em Honshu acima dos 6,4 graus. A continuação destes tremores tendem a aumentar a tensão o país.



Esta é a rotina do país e as dificuldades só vão se somando. A agricultura vem sendo demasiadamente prejudicada pelos altos níveis de radiação. Agora a produção do leite e do espinafre já está condenadas.

Com a restauração da energia elétrica, surge um novo e iminente perigo: Os curtos-circuitos elétricos.

Tímidamente a população vai saindo dos abrigos – Foto RTE

Segundo a Aljazeera, o medo da população tem estado em torno do vento do Norte que deve espalhar a radiação pelos arredores de Tókyo. Enquanto isto o Governo tenta tranquilizar grande massa, mas as primeiras omissões no início da tragédia geram desconfianças.

“Em casos tão graves e inevitáveis, a população deve estar muito bem informada e orientada. A informação e a orientação adequada permite que o povo seja um grande aliado na prevenção de maiores riscos.
Enquanto o governo omite os perigos, a exposição torna-se ainda maior, e com a verdade vindo à tona, este governo perde credibilidade.” – Saulo Valley

Como todos já sabem, os níveis de radiação já estão 27 vezes acima do normal e o governo continua dizendo que não oferece risco pra saúde.

O número de mortos em decorrência do terremoto e do tsunami já chegou a 9.000 pessoas e o governo acredita que deva chegar a 20.000.

Em todo o planeta a calmaria reina, mas no Japão ainda estão concentradas a maioria das atividades sísmicas.

Anúncios

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s