Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>LÍBIA: EUA pretende reduzir participação nas operações contra Kadafi.

Deixe um comentário

>

Agora Barak Obama deixou bem claro que não quer que o desastre da operação no Iraque seja repetido na Líbia. Para isto, Washington anunciou que vai reduzir participação americana na operação “A Odisséia do Amanhecer” e passar a liderança para outro aliado.

Os Estados Unidos agora já reconhecem que sua imagem está bastante desgastada e demonstra buscar um novo rumo para sua relação internacional.

A complicada imposição do Embargo Aéreo sobre a Líbia está diretamente ligada aos interesses da cada país envolvido. Parece uma batata quente que ninguém quer segurar sozinho, embora pareça atraente.

Particularmente estou gostando da posição de Washington. Precisa mesmo rever sua política externa, compreender  e associar-se aos inesperados novos rumos do planeta provocados pela tão esperada globalização.

Objetivo

Para os EUA, o esperado é que as incursões levem Kadafi a renunciar do poder, coisa que ele mesmo já disse que só sairá morto. EUA diz que não tem intenção de matar Kadafi, a exemplo do que ocorreu com Saddam. Barak Obama disse que seu único interesse é na renúncia de Kadafi e na segurança do povo.

O General Ham, que chefia a participação dos EUA na Líbia, afirmou que não existe nenhuma coligação ou tropa americana em solo Líbio.

ONU
Na próxima Quinta, uma nova reunião do Conselho de Segurança da ONU está confirmada.
Até agora a operação tem sido vista como um grande sucesso pela ONU.

Prédio do Governo em ruínas – RTE

Líbia

O Governo da Líbia volta a anunciar um grande “número de mortos” que ninguém nunca viu e dizem ser civis encontrados em grande número me bases militares(?).

Aljazeera/Reuters informaram que Kadafi tem cortado o fornecimento de água para obrigar a população a servir de escudo humano.

Mesmo assim, a ONU ainda não conseguiu encontrar nenhuma comprovação de civis mortos por ataques dos ocidentais.

Mas durante a manhã de hoje foi relatado intensos combates nos arredores de Ajdabiya e Benghazi.

Um míssil de cruzeiro atingiu um prédio de Kadafi de três andares em Bab Al-zizia / Trípoli, sendo condenado pelo governo líbio que chamou de um “atentado bárbaro”. A Líbia convidou a mídia para ver os destroços do prédio mas um porta-voz do governo informou que o ataque não deixou vítimas.

A OTAN e a ONU estão bastante divididas sobre a incursão no país. Motivo pelo qual as coisas parecem ser mais desorganizadas. EUA diz que pode continuar na operação, mas prefere recuar um pouco.

De acordo com o RTE, os Emirados Árabes avisaram que sua participação na Líbia restringe-se à ajuda humanitária apenas.

Forças de Coalisão – Fonte: RTE

Kadafi

Após Kadafi voltar à mídia para dizer que as Forças de segurança  da ONU queriam matá-lo, ele intensificou os ataques aos rebeldes. O site árabe Dar Al-Hayat mostra outra visão sobre a operação na Líbia, que para os Árabes, ainda soa como tentativa de ajudar aos rebeldes, e esta atitude não está prevista no caso do “No-Fly-Zone”.

O mundo está pisando em ovos e o Conselho de Segurança avisou hoje que não pretende matar Kadafi, nem perseguí-lo, nem está apoiando as forças rebeldes, apenas abrindo caminho para a ajuda humanitária e que em breve a área de embargo aéreo deverá ser estendida para 1000 km.

Segundo o site “Dayli Mail”, um dos filhos de Kadafi teria morrido queimado após um ataque suicida de um piloto rebelde na entrada de Aziziyah. (eu mesmo tive esta informação no sábado, mas não tinha tido confirmação).

Como os acontecimentos são muitos e ao mesmo tempo, Kadafi está tentando embaraçar as informações, para confundir até os países aliados na operação de Embargo Aéreo.

Infelizmente as informações são muitas e não cabem em uma única postagem. Vale ressaltar que as informações apresentadas aqui são bastante pesquisadas e mesmo que de fontes seguras, outras fontes são consultadas e as informações são cruzadas, para que possamos juntos, entender toda a verdade da Revolução Popular na Líbia, que se tornou um monstro de 15 cabeças.

Quando o intervalo entre as postagens aumentam, tenha certeza de que estamos investigando os fatos para apresentar a mais confiável informação humanamente possível e detalhada.

Saulo Valley.

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s