Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>LÍBIA: AS 24 HORAS FINAIS DA REVOLUÇÃO PELOS DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA – Parte 1

Deixe um comentário

>

New York – Foram 7 horas de discussões sobre osproblemas na Líbia. A principal idéia, é deixar de ficar falando, ordenando e sancionandoe começar a agir. Mas o Conselho de Segurança da ONU ainda não definiu nada que pudesse ser divulgado. Fontes diplomáticas do Moheet informaram que o resultado do encontro não será divulgado.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 17 de Março de 2011 – 07h07min. 

Kadafi não vai parar mesmo, até que faça valer oapelido que os Líbios lhe impuseram: “O Carniceiro de Trípoli”.
Enfurecido por histórias que ouviu há 7 anosatrás, de que após a tomada do Iraque os EUA atacariam a Líbia, ele demonstramesmo que já perdeu o juízo. Ele está tão agarrado a esta informação, queesteve na Terça-feira e disse que a Tunísia e a Argélia seriam invadidas pelosEUA, se apoiasse uma operação militar contra Líbia.
Eu poderia descrever em detalhes o que foi areunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York, mas prefiro ressaltar osdetalhes mais urgentes sobre a situação na Líbia. Talvez isto possa fazer omundo parar de andar em círculos, “como um cão perseguindo a própriacauda” e decida fazer alguma coisa prática.
A França anunciou que está pronta para agir. Ospaíses árabes já deram o aval há cerca de uma semana. O detalhe é esperar asituação chegar em última instância, já que agora o mundo tem menos de 24 horaspara se desenrolar e agir. 
Ontem Kadafi advertiu aos Rebeldes para quedepusessem as armas e cessassem a resistência. Avisou que seu próximo passo será atacar Benghazi, o reduto dos Rebeldes.
Para isto ele está reunindo toda a sua tropaespalhada no país para cercar Benghazi por todos os lados e não deixar ninguémvivo.
Enquanto isto as forças rebeldes têm feito olento trabalho de minar e confiscar as armas dos batalhões do Governo. No diade ontem, vários tanques passaram para as mãos da revolução. Algumas mídias falam em pelo menos 13 blindados.



Uma fonte da Reuters disse que ontem “Kadhafi derrotou as forçasdos lados sul e oeste (Misurata). Os rebeldes pararam o bombardeio da cidade eapreenderam alguns tanques. A batalha continuou no lado oriental, mas não tãoviolenta”.

Segundo Reuters, os bombardeios em Misuratainiciaram por volta das 07h00 da manhã de ontem utilizando ataques aéreos efogos de artilharia, como que preparando o terreno para uma ação terrestre, masisto não ocorreu. Segundo os Rebeldes, eles jamais tentariam, pois sabem queseriam massacrados pelas forças revolucionárias, após o bombardeio permaneceramno cerco à cidade.
O serviço médico está precário. Faltam médicosem Misurata. Após o anúncio de Kadafi de que bombardearia a cidade, muitosfugiram, inclusive os médicos e os motoristas de ambulâncias. Os feridos temchegado em carros civis, e dentre eles 5 mortos.
De acordo com Dar Alhayat, Misurata é a terceiramaior cidade Líbia e é ocupada por 300 mil habitantes.
Durante toda a semana, Al-Kadafi tem ocupadotodas as cidades em poder dos rebeldes, valendo-se de seu alto poder deartilharia aérea e de solo. Mas enquanto ele avança contra as últimas cidades,as forças da revolução já buscam recuperar diversas cidades das mãos de Kadafi.
Durante a semana as Forças do Governo retomaramas cidades costeiras que antes estavam em poder dos Rebeldes. Em Aldabiya abatalha esteve sangrenta e muito intensa, mas depois de um maciço bombardeio,Kadafi obteve o controle da cidade, inclusive com informe de que líderesrebeldes baixaram as armas e se renderam pela, AFP.
O Daralhayat disse que Kadafi esteve na TVdizendo que esta é “umaoperação humanitária para salvar o povo de Benghazi”. Ele disse que “as tropas não vão se vingardaqueles que se renderam” eque a declaração convida as pessoas para exortar seus filhos a entregarsuas armas às forças armadas e os líderes do povo serão cobertos pela anistia.Gaddafi ordenou que levantassem ambas as mãos, deixassem suas armas e seabstenham de resistência e sabotagem.
Os “Médicos SemFronteiras” anunciaram, no dia de ontem, estar abandonando o Leste daLíbia, e indo para o Egito. De lá eles prometeram estar enviando suprimentosmédicos.
Segundo a Aljazeera, fontes médicas disseram quepelo menos 80 pessoas morreram ontem, quando os bombardeios de Kadafi tentavamenfraquecer as forças rebeldes em Misurata.
O coronel Kadafi prometeu em um discursotransmitido pela televisão líbia na noite de terça “esmagar os inimigos».Ele disse: “Isto é uma conspiração estrangeira”, chamando os rebeldes”ratos e cães vadios”. Ele acrescentou: “O colonialismo, aFrança, Grã-Bretanha e a América serão derrotados.
Kadafi também tem seu lado de vítima, afinalestes países que ele citou, eram seus melhores e mais confiáveis aliados. Elescompartilhavam de seu serviço de inteligência e a Líbia servia de base parasuas ações no mundo árabe, recentemente no Níger e no Sahara, os maioresdepósitos de Urânio do planeta, sem falar no petróleo e nas operações de falsa”Guerra ao Terror”. 
O fato de Kadafi sempre se referir ao Alqaeda, éque esta era a estratégia utilizada pelo grupo formado por estes paísesocidentais e alguns países árabes que simulavam ataques da Alqaeda, quando eramfeitos por Árabes treinados pela CIA.
Então o sentimento de ter sido traído agora deveestar lhe corroendo.
Suprimentos
Alzentan é uma cidade que fica nas montanhas acerca de 160 ao sul da capital Trípoli – Aljazeera disse que a “Juventudeda Revolução de 17 de fevereiro” Balzntan iniciou o ataque àAl-Kadhafi, ontem à tarde e cortaram o fornecimento de suprimentos para osmilitares que tinham origem nas lojas de Alzentan que fica a cerca de 40 km sul da cidade.
Os rebeldes estavam monitorando os comboiostransportando armas e equipamentos do armazém para os exércitos existentes forada cidade.
Ajdabiya
De acordo com a Aljazeera, o vice-embaixadorna ONU Ibrahim Dabbashi da Líbia, disse quea comunidade internacional tem menos de 10 horas para agir contra as forças daAl-Kadhafi, e alertou para um verdadeiro genocídio, em Ajdabiya, Se acomunidade internacional não agir com rapidez.
Algumas mídias ocidentais dizem que a batalhadecisiva será em Benghazi, outras dizem que em Ajdabiya e outras em Misurata.
De qualquer forma, hoje é o dia da decisão, seráhumilhante ver que teremos engolir as forças do mal vencendo com facilidade asforças do bem, em rede mundial, sem que ninguém se levante para socorrer ospobres desesperados da Líbia.
Volta a afirmar que se Kadafi vencer, elefechará a Líbia para o mundo exterior, principalmente ocidental e imputará umregime ainda mais severo, prevendo novas rebeliões.
Hoje
Novas informações chegam para acrescentar que osbatalhões  de Kadafi estão realizando violentos ataques a Misurata e queos rebeldes estão sendo capazes de oferecer resistência, bem como bombardear as Tropas no reduto de Kadafi e repelir outro ataques contra Ajdabiya.
As populações estão sendo alertadas sobre novosataques a Benghazi, o reduto dos principais partidos de oposição a Kadafi.
Confirmado que ontem 18 rebeldesmorreram nos confrontos enquanto 40 pessoas morreram pelas tropasleais a Kadafi. A estratégia, segundo o Moheet, era confundir os rebeldescom um bombardeio aleatório, pela artilharia, tanques e mísseis.
ALERTA
Armas não convencionais estão sendo utilizadaspelas forças pró-Kadafi, inclusive Lança-chamas têm sido usados contra ajuventude e os civis da cidade.

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s