>

Contaminação – Um fator que deve ser levado muito a sério, é que ainda há muitos corpos não encontrados, que foram soterrados pelo terremoto ou afogados pelo Tsunami.


Se houverem corpos em áreas contaminadas pela radiação, durante o processo de decomposição, a situação da contaminação se tornará ainda mais grave.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 13 de Março de 2011 – 08h27min. Atualização: 09h14min.

Hoje o Japão está realizando uma das maiores evacuações já registradas na atualidade. 

Fukushima


Dentre as pessoas que estão sendo evacuadas, 22 delas foram expostas a radiação. Mas ainda existem outras pessoas que ainda não foram contatadas. Estas pessoas estavam dentro a área de 3 km de Fukushima 1.

A áreas a serem evacuadas compreendem duas aldeias de seis cidades, duas cidades e as vilas Ookuma e Futabachō. Esta população chega aos 80.000.

De acordo com o site Tokyo-np, parte das cidades atingidas pelo tsunami ainda não iniciaram a evacuação.

Abrigos lotados


O novo problema agora é que estas pessoas estão migrando para outras regiões quando encontram os abrigos mais próximos lotados. Destaque para os idosos com doenças crônicas e crianças que manifestavam febre alta. Isto vai fazendo uma evacuação tornar-se um gigantesco êxodo de sacrifícios!

A Prefeitura de Fukushima decidiu investigar a possibilidade de contaminação por radiação nos 400 abrigos que estão dentro da terceira área de segurança (20 km).

Medição


O Serviço de Meteorologia do Japão fez uma correção nos dados com base no terremoto que havia atingido o limite de 8,8. Segundo as autoridades, na prática os efeitos deste tremor eram maiores que os outros já registrados, decidindo assim reajustar a escala em mais 0,2 pontos. Isto eleva o tremor para 9.0 e aumenta a margem de segurança na prevenção de desastres como este.


O Serviço de Meteorologia do Japão apresentou um mapa com as cidades atingidas e o nível das águas do Tsunami.


Piratas


Autoridades japonesas confirmaram hoje que os piratas já estão atuando nas águas do Japão (será que esta onda veio do filme Piratas do Caribe?).

Leia mais:

JAPÃO: Atualização – Contagem de mortos e prejuízos ainda é uma tragédia sem igual.


Anúncios