Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>JAPÃO: Atualização – Contagem de mortos e prejuízos ainda é uma tragédia sem igual.

Deixe um comentário

>

A situação caótica no Japão está longe de ver um fim. Novos vazamentos foram detectados na usina nuclear da costa noroeste da ilha. Agências de notícias narram incêndios em larga escala em Kisinoma, cidade que fica no nordeste do Japão. Além de imensa quantidade de incêndios, mais de um terço da cidade está submerso em águas trazidas pelo furioso Tsunami, provocado pelo maior terremoto dos últimos 140 anos.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 12 de Março de 2011 – 05h28min. Atualização: 06h36min.

Se não em engano, Yasi também foi a tempestade que varreu parte da Austrália, no mês de janeiro,  e que superou todas as tempestades em força e volume de chuva nos últimos 140 anos.

O incêndio em Kisinoma teria começado no aeroporto da cidade de Sendai, uma cidade de milhões de pessoas, disse a Reuters.

Foto ao lado: Aljazeera

“A agência de notícias Kyodo disse que os contatos perdidos com os quatro trens na zona costeira”.

Vítimas

Segundo a mídia local, pelo menos mil pessoas morreram afogadas durante a forte afluência das águas.

Foto: Asahi.com

Usinas

As centrais nucleares e as refinarias de petróleo foram fechadas. Uma refinaria de petróleo pegou fogo.  Ainda nesta madrugada foi relatado pela Jiji Press uma explosão seguida de fumaça escura na usina de Fukushima. O site Asahi.com informou que pelo menos 4 funcionários se feriram com o desabamento do teto provocado pela explosão. Duas delas foram hospitalizadas, mas não se sabe a gravidade.

A agência AFPBB de imprensa informou um vazamento de césio, utilizado na aceleração de partículas, e que foi detectado na vizinhança, pela Agência Segurança Industrial e Nuclear METI ( NISA ) que anunciou que o césio foi detectado nas proximidades nas primárias de Fukushima ºN1.

A Tókyo Eletric Power disse que ainda não há risco de vazamentos. Mais tarde soube-se que
houve um vazamento de gás radioativo oriundo de barras de combustível nuclear durante o terremoto ontem em um reator de energia nuclear. Isto aconteceu porque os níveis de água de resfriamento por evaporação caíram.

   Usando um carro de bombeiros, a companhia está bombeando água para o reator, como os níveis de água rapidamente baixaram em 50 centímetros abaixo do limite do elemento combustível. “Os níveis de água estão se recuperando”, disse a empresa à Jiji press.

   “A perda de água de resfriamento levaria a um colapso em um reator”.

Atualização: 07h42min. – A Agência Segurança Industrial e Nuclear METI (NISA) estendeu o limite de segurança para 20 Km, depois que um segundo vazamento radioativo foi detectado. Este volume de exposição atual é equivalente a exposição permitida e aceitável (1 mSv = microsievert 1000) num prazo de um ano, Esta nova informação eleva em muitas vezes o nível de gravidade deste confirmado acidente nuclear. Césio e Iodo foram detectados no ar.

 “baixo o nível de água no núcleo do reator exposto e da água, o aumento da temperatura do combustível, o instrumento de metal no combustível reage quimicamente com a água de metal (revestimento) é dissolvido . A partir de refrigeração inadequada e fusão de combustível, causando destruição e queda da estrutura do núcleo mais. E onde há água, uma explosão pode ocorrer rapidamente derreter em contacto com a água. Se a contenção é destruído na explosão, seria liberado no meio ambiente grandes quantidades de material radioativo”.  fonte:Asahi.com

Energia elétrica

Milhões de residências e empresas estão sem luz. Além do Aeroporto de Narita, em Tóquio, muitos aeroportos estão fechados e o serviço de trens está suspenso.

Atualização: 06h56min.

Segundo a Tv Asahi, dos 4 trens que estavam sem contato, dois sofreram descarrilamento.
A informação veio pelo Ministério da Terra.

Em Kesennuma o trem da Linha descarrilou na Linha JR e Sengoku, Senseki Destes, 4 carros descarrilaram na estação, e que alguns estão enterrados sob os destroços do veículo.

Financeiro


Segundo Reuters o banco central disse que encurtar o processo de revisão da política que estava agendada para durar dois dias nesta semana, para se durar apenas um dia.
Também prometeu fazer todos os esforços para assegurar a estabilidade do mercado financeiro.

Resgate


Agências de notícias comentam sobre o enorme número de pessoas soterradas que gritam por socorro dentre os escombros. Muitas delas estão em áreas residenciais.

Atividade sísmica 12 – Março – 07h31

Ajuda


Kyodo também disse que os políticos japoneses foram rápidos de preparar um orçamento de contingência para financiar os esforços de ajuda após o pedido de “salvar o país”.
Pelo menos 50 países já se prontificaram para enviar ajuda. A presidenta Dilma anunciou envio de ajuda para o Japão. Obama também vai ajudar. A China diz estar pronta para enviar socorristas para aliviar o trauma da tragédia.

Atualização: 06h46min. O governo da China avisou o envio de 12 milhões de Yenes em dinheiro também expressou suas condolências às famílias japonesas.

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s