Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>LÍBIA: Jornalistas da BBC são presos, torturados e espancados por pró-Kadafis

Deixe um comentário

>

À esquerda os dois jornalistas trabalhando.

Dois Jornalistas foram presos na Segunda, dia 7, pelas forças de segurança de Muammar Kadafi. Além de presos, o repórter da BBC Feras Killani e o câmeraman Goktay Koraltan, foram submetidos a espancamentos, torturas e execussões simuladas.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 09 de Março de 2011 – 20h50min.

Segundo o Guardian, “Os dois jornalistas foram chutados, esmurrados e espancados no chão com a coronha do rifle, enquanto eram interrogados como suspeitos “espiões”, apesar de terem permissão para trabalhar na Líbia. Cobb-Smith não foi agredido”.

Um dos jornalistas foi espancado com tubos e vara. Chegaram a ser trancados dentro de jaulas de ferro numa base da milícia. No meio de outros presos que estavam sofrendo maus tratos também, testemunharam as condições que os presos estão sendo mantidos.

Um dos jornalistas foi fortemente espancado enquanto tentava proteger um Líbio que teve as costelas quebradas. Segundo o Guardian, alguns dos crimes cometidos foram simplesmente por falar com jornalistas estrangeiros.

Feras Killani – Repórter da BBC na Líbia

A estratégia de manter a internet inacessível seria um grande sucesso a favor de Kadafi, não fosse a ousadia e coragem dos muitos jornalistas internacionais, o que tem provocado o ódio destes ditadores.

Através de um site Líbio, descobri que a internet não está completamente bloqueada, mas todas as informações estão sendo desviadas para um único lugar, fora da zona de conflito, onde somente neste lugar se tem acesso a todas as informações compartilhadas na web. Isto permite que Kadafi fique à frente dos rebeldes, que permacem com dificuldades de comunicação entre eles e o resto do mundo.

Pelo ocorrido já dá pra perceber que quando Kadafi cair, haverá muita crueldade a ser revelada.
Quando aparece na TV, o ditador procura demonstrar tranqüilidade e inocência, mas este Coronel deve beber sangue humano pelo menos 3 vezes por dia, dado a seu grau de maldade.

Você pode ler o depoimento completo dos jornalistas no site do Guardian.

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s