>

Está uma loucura. Desde as 07h50min da manhã de hoje, informações de “fontes seguras não confirmadas” assombram a web. Reuters, Guardian, CNN e outras mega-agências estão tentando saber a fonte da informação, que tem derrubado o preço do petróleo. Desde que apareceu publicada no Twitter oficial do Reuters pela manhã cedo, até agora novos tweets estão sendo publicados, mas sem links…

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 24 de Fevereiro de 2011 – 18h59min.

“FLASH: U.S. government has no reason to believe that Gaddafi is dead -official”.

Com isto o preço do petróleo chegou perto de $ 120,00 na Arábia Saudita e até agora ninguém tem confirmação da morte do General Kadhafi, assim como ninguém viu seu rosto em público ou em ambiente fechado, que tenha informado.

O boato circula pela África e pela Ásia. Há quem diga que “Gaddafi is Dead” seja uma expressão de protesto. Mas ninguém ainda pôde dizer ao certo a origem desta informação. Nem mesmo a Reuters.

Jornalistas e repórteres de plantão buscam a fonte da notícia, mas me parece que esta informação veio mesmo do meio petrolífero…

A Jornalista Anne-Marie Slaughter (@SlaughterAM) foi observar as informações que iam de tweet em tweet, vindo das agências de notícias. Uma conversa por Twitter chamou sua atenção, disse Guardian.

07:50 GMT: Dois tweets muito estranhos deste funcionário a conta é do  Twitter  @ Reuters Reuters agora. Aqui vai a primeira:

    Questionado sobre se Washington tinha razões para acreditar que Gaddafi, que está a tentar esmagar os protestos contra seu governo de 41 anos na nação norte – exportadores de petróleo Africano, foi morto, o funcionário dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse: “Não.”

O governo dos EUA não tem nenhuma razão para acreditar que o líder líbio Muammar Khadafi esteja morto, um oficial dos EUA disse na quinta-feira depois que os comerciantes de petróleo citaram um rumor de que Kadhafi tinha sido alvejado enquanto empurrava para baixo os preços do petróleo.

07:58 GMT: Reuters já iniciou mais detalhes sobre os tweets sentencioso acima mencionados:

    Não houve indicação imediata de que o boato teve origem ou qualquer notícia que a fundamentam.

08:10 GMT: Outra atualização da Reuters sobre o boato da morte Gaddafi que derrubou os preços do petróleo:

Há 2 horas, um novo tweet afirmou que Gaddafi poderá suicidar-se ao invés de render-se.

Anúncios