Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>AUSTRÁLIA: Carlos o Ciclone que pode ofuscar o YASI

Deixe um comentário

>

Só se passaram  duas semanas após a violenta passagem do ciclone Yasipela Austrália, na região de Cardwell em Queensland. 4 dias  depois, umagigantesca queimada tomou conta da região serrana de Queensland incendiandopelo menos 9 bairros.

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2011 – 07h57min.

Agora uma nova tempestade está apenas se formando e as chuvas já chegam a340mm em Darwin nas últimas 24 horas. O que torna um recorde históricode intensas chuvas em 24 horas.

Estas fortes chuvas se dão pela formação dedo ciclone Carlos nas imediaçõessul das ilhas Tiwi, hoje. São esperado ventos de pelo menos 130 quilômetros porhora, mas as autoridades australianas ainda não sabem dizer qual será a direçãotomada pelo ciclone e com que força chegará. Sabe-se que ele ainda está nacategoria 1.

O que já torna o Carlos um grande concorrente ao Yasi, não é a força de seus ventos, mas a densidade das suas chuvas que já provocam inundações em inúmeras cidades.

Ontem à noite, o Ministro Chefe Paul Handerson avisou que a população deDarwin deveria estar preparada para o ciclone em categoria 1 pelas próximas 12horas.

Cranças em Dawvin ajudam na luta contra enchente

O Ministro disse que  não haverá necessidade de que a população corrapara os abrigos anticiclones antes do Conselho se reunir agora pela manhã eapresentar novas soluções.

Equipes de serviços de Emergência receberam mais de 2000 pedidos de ajudaontem à noite, quando a chuva torrencial castigava a cidade. Pelo menos 3000casas estão sem energia elétrica. Informou theage.com.au.

A tempestade está se movendo muito lentamente, mas tem quebrado recordes emdiversas cidades.
Duas cidades em oldfields tiveram seus dias mais úmidos já registrados naregião.

Yundamindra com 126 milímetros e 120,2 milímetrosem Laverton  que foram atingidas por uma chuva pesada nas últimas24 horas. Doolgunna na Gascoyne e Cruzeiro do Sul naregião central de Wheatbelt  foram atingidas com 92 milímetros e 56,8 milímetros,respectivamente.

Em Laverton, centenas de moradores deixaram suas casas antes que as inundaçõesatinjam a região nas próximas 24 horas.

Darwin –

Foi criado um Centro de Evacuação no Condado de Laverton e ao menos 200moradores buscaram refúgio, com o fluxo dos rios em ascensão várias estradasestão interditadas, informou watoday.com.au.

No estado de Kalgoorlie voluntários do serviço de emergência estão de prontidãopara auxiliar quaisquer moradores que sofrem alagamento ou danos materiais nodilúvio.
As advertências vêm após inundações localizadas em Kalgoorlie-Boulder, ontem,com os proprietários de lojas solicitando sacos de areia para proteger asvitrines.

Carnarvon em alerta de inundação

Moradores nas margens de Carnarvon sofrem desde 1960

A subida dos níveis d’água devem afetar a junção dos rios Gascoyne e Lyonnas próximas 48 horas. A previsão para Carnarvon é para seis metros.

O nível do rio na Fishy Pool é estável em 2,25 m, enquanto Nine MileBridge atingiu 2.88 m.

Até 70 milímetrosde chuva foi registrada na região nas últimas 24 horas.

Também estão incluídos no alerta de inundação, Murchison River, River eGreenough Irwin Rio são esperadas a aumentar significativamente nas próximas 24horas, com mais chuvas caindo.

Ciclones Dianne e Carlos – Intensas chuvas e ventos.

Alerta Azul do ciclone Dianne.

Enquanto isso, Exmouth e a baía Coral foram colocadas em alerta azul comociclone tropical Diane que se intensifica ao largo da costa noroeste.

Dianne, ainda permanece em categoria 1, continua a pairar ao largo da costanoroeste, mas o Departamento de Meteorologia prevê que permanecerá ao largo,mas continua à deriva hoje ao sul.

Se Dianne aproximaram-se da costa, as rajadas devem chegar até 100 km / h poderia sedesenvolver em áreas costeiras entre Exmouth e Cuvier Cabo hoje à tarde ouamanhã.

Fontes e referências:
watoday.com.au
weather.news.com.au
theaustralian.com.au
theage.com.au

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s