>

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2011 – 09h35min.
Atualização: 15h32min.


O mundo está se mudando para a Internet. As mídias, as TVs, as rádios, e nãovai demorar muito, o cinema.
O Mercado Livre é pioneiro em vendas online. Suas ferramentas de fácil utilizaçãopermitem que qualquer usuário crie anúncios e comercialize  até objetosusados com grande sucesso!

Toda a facilidade de fechamento de um negócio, e o grande lucro, jáobservado pela maioria das pessoas que visitam o site, atrai também os PICARETAS.Tem malandro pra todo tipo de golpes.

FALSO COMPRADOR

Sempre no fim do ano, quando a oferta de produtos de lançamentos é grande,estes picaretas se aproximam e se passam por compradores. Consultam o vendedorsobre o produto e demonstram interesse imediato em fechar o negócio. Geralmenteprocuram os equipamentos mais caros e mais esperados do momento.

Eles apresentam endereço de e-mail, endereço físico, números de telefones fixos e simulam que vão fazero depósito. Pouco tempo depois, alegam que o depósito já foi feito e se ovendedor já pode enviar o produto de sua compra.
Alguns, usam tecnologias hackers e durante a negociação enviam links desupostas contas de e-mails, mas na verdade, ao ser clicado, está instalando umvírus-espião no computador do vendedor. O que facilita monitorar senhas deacesso, contas de banco e negociações pela internet.

Estes safados ainda colocam você em avaliação negativa, dizendo que querem comprar, ficam dias esperando contato e o vendedor não responde!  Quando você vai conferir, o endereço é num estado (e o não mora ninguém com este nome) o telefone fixo em outro (não conhece a pessoa).

Há quem insista em comprar EM MÃOS. Diretamente com o vendedor e, na verdade,quando se tem toda certeza que o anunciante possui o equipamento publicado,organizam as quadrilhas que vão até o endereço informado e assaltam oanunciante.

FALSO VENDEDOR ou FALSA LOJA

A WTECHMINAS é uma empresa fantasma “sediada” em Belo Horizonte. Inicialmente surgiu no Mercado Livre como empresa de venda deprodutos de informática. O que chamou a atenção de imediato foi o fato deanunciar que TODOS os seus produtos seriam parcelados em 48x. Então imediatamenteme perguntei: Quanto custaria um MOUSE dividido em 48x?

Uma tecnologia que só agora começa a demonstrar sua utilidade é o GoogleStreet View. Em posse dos 3 endereços da empresa, eu e as vítimas do golpe,fomos ver onde ficava localizada a suposta loja.

No primeiro endereço: Rua Marabá 436, no Bairro Santo Antônio, não havianenhuma loja em toda a extensão da rua que ultrapassava do número 1500. O localmarcado como loja, era na verdade, um prédio residencial no número 130 (que atéagora aparece no Google Mapas marcado como sendo o número 436 por um usuáriomal intencionado).

O detalhe é que na rua não há o número 436. Há o 426 e logo a seguir vem o500, e não fica no meio da Rua, como descreveram no mapa e sim na esquina com aAvenida  Prudente de Morais.

Outro detalhe é que os supostos vendedores anunciavam no Mercado Livre que aLOJA já funcionava há 2 anos no mesmo endereço. Então se descobriu um novoendereço da mesma empresa que já não aparecia como empresa de informática esim: “WTECHMINAS FILMADORAS LTDA”. Você conhece esta razãosocial?  Nunca a Junta Comercial usaria um produto para descrever umaatividade! O endereço era na Bias Fortes e em dois números. Em um anúncio noapontador, dizia que a empresa estava lá há 10 anos. No fórum especializado noassunto VIDEO-BR um usuário recém chegado com apelido de “TavarezAdvocacia” afirmou que a WTECHMINAS já existia a 7 anos no mercado!

Investigamos a Tavarez Advocacia. Não existe. Era um usuário falso, inspirado no nome de um escritório no mesmo endereço apontado, tentandodar credibilidade ao nome WTECH MINAS que era desconhecido. Logo depois ficamossabendo que vários usuários do fórum haviam depositado parte ou o valor totalda filmadora de seu interesse. Desde que os depósitos foram efetuados, entre os dias 26 e 28/01/2011 nunca mais se teve contato com a supostaempresa!

Atualização05 Fevereiro de 2011 – 13h25min.

Apesar de muitas tentativas de contato, sem respostas, a WTECHMINAS voltou a atuar no Mercado Livre e novas pessoas já estão prestes a cair nos mesmos golpes que os usuário anteriores. NA tentativa de buscar apoio do Mercado Livre, fizemos vários formulários de denúncia mas na hora de enviar sempre apresenta erro, numa infinidade de tentativas! Ok. Mercado Livre incomunicável é a arma que os bandidos se valem para aplicart toda espécie de fraude. A polícia Federal foi avisada, mas não responde. A delegacia de Crimes de Internet, NÃO LÊ E-MAILS ENVIADOS PARA ELA E NÃO RETORNA!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171682186-sony-hxr-mc2000-evoluco-da-sony-hvr-hd1000-linha-mc50-_JM

Estes produtos caros, seduzem a muitos, e os golpistas sabem disto.

Outro dia (29/01/2011) entrei no Mercado Livre e vi o anúncio da mesma câmera SONYMC2000. Cliquei para verificar o preço de negociação e percebi que a anunciadaempresa, tinha bases “sólidas” em São Paulo.
Fui na parte baixa da página para ler as perguntas e respostas e vi que ovendedor que conversava com todo os interessados, não sabia escrever em português. Ele digitavaem ESPANHOL ou CASTELÃNO tentando disfarçar como se fosse erro de digitação!

DELEGACIAS  ESPECIALIZADAS EM CRIMES DE INTERNET

No dia-a-dia vemos que as delegacias de roubos e crimes virtuais (ou pelainternet) costumam atuar após as denúncias. Não existe uma VARREDURAPREVENTIVA, uma patrulha on-line.

É muito fácil fazer rondas na Internet. Se o Governo Federal quiser, vou darum curso de rastreamento de fraudes e crimes on-line para a Polícia Federal.

A verdade é que não há estratégia ainda, na abordagem de crimes virtuais.Apenas quando são denunciados, é possível analisá-los e em comparação com oscrimes reais (físicos) traçar uma ação.

Isto está errado! Com os ataques maciços às bocas de fumo e ao tráfico dedrogas, muitos criminosos que não conseguem aceitar o trabalho como meio devida, agora migram para a Internet, sondando e imaginando formas rápidas de”levantar uma grana” de modo que não se exponham.

Na maioria destes casos, os fraudadores não são experts em informática enada entendem sobre a infra-estrutura da web. Então cometem erros grosseirostornando-os pontos luminosos em grande destaque na grande rede.

EMAILS MALICIOSOS

Quando você recebe um e-mail que começa assim: “Dear/Sr.”  oconteúdo é um cara que descobriu que você é perfeitamente capaz de gerenciaruns 450.000.000.000.000 “setilhões” da herança de uma arqui-milionário quemorreu e agora ninguém pode administrar este dinheiro, só VOCÊ!

Para isto é necessário que envie seus dados; Endereço completo, telefone… Comosegue abaixo:

"Congratulations you have been seleted for the sum payout of ($850,000.00)

for this year 2011 Ecowas Charity Donations.

Contact your payment officer.

payment-release-order-form,

FULL NAMES:

ADDRESS:

COUNTRY:

SEX:

AGE:

OCCUPATION:

TELEPHONE NUMBER:

Name: Mr. James Bill

Contact: undppecowas@gmail.com
http://www.ecowas.com"

TEM QUE SER MUITO DESLIGADO PRA CAIR NUM NEGÓCIO DESTES!

Mas eles insistem e este e-mail que publiquei acima, recebi ONTEM!

Todos os dias nos mesmos horários, eu recebo os mesmos e-mails das mesmasorigens com as mesmas tentativas, mas com conteúdo variado. Assim como no MSN,há sempre um convite para ser amigo de uma linda mulher cujo endereço de e-mailé acompanhado pelo anúncio de sempre:
“Hey check out http://www.Hello9801.com”– Você clica e enche seu PC de vírus e instalam programas que utilizam o MSNpara roubar todas as suas informações pessoais no computador!

Anúncios