Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>PROTESTOS: INCENDIAR SEUS PRÓPRIOS CORPOS VIROU TENDÊNCIA NOS PAÍSES ÁRABES

Deixe um comentário

>

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2011 – 22h10min.

No dia 17 de Dezembro de 2010, um homem chamado Mohamed Bouazizi, de 26 anos incendiou seu próprio corpo encharcado com gasolina, em frente ao prédio do Governo na Tunísia Central, como forma de protesto. Por esta atitude foi considerado como o verdadeiro herói da revolução  tunísiana!

Protestos INFLAMADOS se iniciaram através  de sua atitude e também acenderam as características de cada patriota tunisiano que tinham sido silenciado pelos últimos 23 anos!

HISTÓRIA

Mohamed Bouazizi era um vendedor de frutas desempregado. Ele tinha sido detido pelas autoridades depois de ser pego vendendo sem estar legalizado. Seu carro foi colocado sob custódia de autoridades, e quando ele se queixou, ninguém deu ouvidos. Segundo a Aljazeera ele sofreu abuso, mas não consegui ainda descobrir a que se referia.

Sentindo-se tão humilhado com a forma como as autoridades governamentais abusavam de seu poder, pôs fogo em si mesmo, para que conseguisse chamar a atenção das autoridades competentes locais. Seu ato de coragem tem sido relatado por todo o mundo árabe, acredita?

INFLUÊNCIA

Este foi um jeito incomum de protestar e enviar a mensagem para as autoridades. Seu ato heróico provou ser bem sucedido na Tunísia. O povo tem sido MASSACRADO. Os protestos contra o governo são reprimidos
à gás lacrimogêneo, balas de borracha, quando não são assassinados à tiros pelos policiais. A internet é censurada e não se pode comentar a respeito dos incidentes políticos, ou protestar. Todos os acessos são vigiados e podem ser hackeados pelo governo.

Após este incidente, outros seguidores do exemplo de Mohamed Bouazizi foram noticiados inclusive pela Rede Aljazeera, informou o site quotednews.com.

Há relatos de auto-incêndio por todo o reino Árabe e na última terça-feira, Mohamed Bouazizi veio à falecer por causa da gravidade de suas queimaduras em 3º grau. Salem Bouazizi, seu irmão informou à AFP que ele  morreu às 5:30 PM, hora local na terça-feira em um hospital na cidade de Ben Arous.

REVOLUÇÃO

Outros protestos foram reportados e em 3 deles os manifestantes foram assassinados pela polícia local. Um jovem de 22 anos se eletrocutou até a morte, em protesto.

Advogados e estudantes se reuniram em protestos em todo país. Uma marcha com cerca de 250 manifestantes na cidade de Thala, foi interrompida pela polícia com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo.

Segundo testemunhas, os manifestantes reagiram incendiando pneus e atacando os escritorios do partido que está no poder atualmente. Na quarta-feira passada, estudantes se reuniram no Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Túnis mas a polícia invadiu o local com bombas de gás lacrimogênio e cassetetes mais uma vez, causando uma nova batalha.

Houve tentativa de Greve Geral, justamente no dia de volta às aulas, na última segunda-feira, mas não se tem confirmação se a greve ocorreu. Grupos ativistas de outros lugares têm oferecido apoio.

Segundo a Aljazeera ainda, na segunda-feira, “o grupo internacional de hackers chamado “Anonymous managed” conseguiu encerrar uma série de sites do governo através de um ataque DNS.

Pelo menos 14 sites, incluindo os do Presidente, do Primeiro-ministro, do Partido governista, do Ministério de Relações Exteriores e da Bolsa, permaneceram inacessível até quarta-feira à tarde”.

Mohamed Bouazizi

Bouazizi, que influênciou esta onda de protestos é a quarta pessoa que teve morte confirmada, após ter-se incendiado em protestos na região. Segundo a Aljazeera, este movimento acontece há 20 dias.

Ele deixou atrás de si, uma esteira de seguidores que estão revolucionando os protestos no mundo Árabe!

  1. No Egito, foram noticiados 4 suicidas auto-incendiários.
  2. Na Argélia, também 4 casos.
  3. Na Mauritânia tem um incidente.
  4. No Iêmen um incidente relatado.
  5. O governo da Arábia Saudita informou sobre um caso no Reino Unido.
Anúncios

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s