>

Por Saulo Valley – Rio, 19 de Janeiro de 2011 – 09h25min.

Flavio Mendes Santiago é conhecido como “El Amarillo” ou”o amarelo”. Ele  foi preso pela Polícia Federal mexicana namanhã de segunda-feira, dia 17. Estava acompanhado de um guarda-costas.

“El amarilo” comandava as operações nos estados de Oaxaca,Chiapas e Veracruz, e controlava o tráfico de migrantes ilegais vindos daAmérica Central e América do Sul para os estados do norte de Nuevo León eTamaulipas, na fronteira com o Texas, informou a Aljazeera. Sob seu comando,Los Zetas têm travado sangrentas batalhas pelo controle do norte do México.

Agora, as autoridades mexicanas se preparam para a vingança. Segundo especialistas, todas as vezes que grandes líderes são presos, Las Zetas iniciam violentas represálias. Provávelmente um novo mar de sangue vá banhar o norte mexicano.

Foto: Agência EPA

Segundo análise feita pelo “San Dieago Red” de notícias,”Os Zetas é os mais sádico e brutal cartel no México. Eles são osúnicos que gostam de decapitar pessoas, jogando-os em tanques de ácido,desmembrando-os antes de matá-los “, disse George Grayson, um especialistaem cartéis do México, do College of  William & Mary, na Virgínia e autorde um livro publicado no ano passado, sobre o aumento da violência donarcotráfico no México.

Anúncios