Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>SUDÃO: REFERENDO SOBRE DIVISÃO OU UNIFICAÇÃO ENTRE O NORTE E SUL DO PAÍS TERMINA DIA 15

Deixe um comentário

>

Por Saulo Valley – Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2011 – 10h41min – Atualizado às 11:h16min.

Em processo de separação, o Sudão vive um pesadelo que podese tornar realidade. A partilha de recursos poderá gerar uma nova guerra, se não houver consenso entre as partes. Enquanto que empresas privadas israelenses e americanas(entre elas a Blackwater) vão agindo como urubus, na luta pelo controle dos mercados locais, bem como a exploração de seus recursos.

Omar é um especialista em estratégia, e em entrevista ao site árabe AlQuds.com, falou sobre a possibilidade desecessão (Resumindo: guerra entre o Norte e o Sul) no Sudão.

O referendo acontece desde o dia 09 último e vai até o dia 15. Na ampladiscussão, será decidido se o Sudão será unificado, ou se o Sudão do Sultornar-se-á um estado independente. Às vésperas de um referendo que decidirá aseparação efetiva ou a unificação do Norte e do Sul do país, Omar vê que se osrecursos não forem distribuídos de forma equilibrada, haverá mesmo uma guerra.

O Petróleo

Segundo Omar, o petróleo não seria uma justificativa para tal, já que onorte do Sudão é tradicionalmente voltado para a agricultura, e apenasrecentemente, há 10 anos, foi descoberta a jazida de petróleo.
O Sudão inteiro produz cerca de 500 mil barris de petróleo por dia. Apenas 110 mil barris são produzidos pelo Norte,enquanto o restante vem do Sul.

Ele diz que vários desafios estão aguardando o novo estado do Sul,principalmente pela falta de infra-estrutura para as funções nucleares, com exceçãodas facilidades que herdarão da parte Norte do país.

Ele lembra que os conflitos que perduraram de 1955 a 2005 (em duas fases)tem muita ligação com a disputa pela infra-estrutura e a falta de entendimentona partilha. Hipoteticamente, a separação dos estados poria fim nos eternosconflitos que só haviam cessado, quando assinaram o Tratado de Naivashaem 2005, entre o Governo Central de Cartum e o Exércitode Libertação do Povo do Sudão.

Por outro lado, o Sul do Sudão não possui outras alternativas de produção, epra complicar mais ainda, não possui refinarias de petróleo suficientes paraatender a sua produção. É o Norte do Sudão, que possui as refinarias… e aausência de uma estrutura marítima para atender ao mercado. O Porto do Sudão éo principal destino dos barris de petróleo produzidos no país.

Sobre a possibilidade de Israel influenciar o referendo:

“A presença israelense no sul é muito antiga, devido até mesmo aoperíodo de início da primeira rebelião de 1955 a 1973, e cai dentro daestratégia imposta pelo primeiro-ministro israelense Golda Meir, chamadode  “tensão das partes”, e tomando como base que Israel apoiouos movimentos rebeldes sucessivos, no sul, e estendeu para o palco no segundoconflito de 1983 até os dias atuais.

A estratégica analise Zeev sionista Stern Grupo de dizer que a estratégia deGolda Meir “apertar as partes” passou agora a ser uma estratégia de”amputar” o mundo árabe.

As manifestações sionistas estão claramente no sul, as empresas israelensessão espalhadas no Sul, sob a forma de empresas de serviços de hotelaria, aBlackwater segurança dos Estados Unidos também se encontra no sul paraproporcionar segurança para os personalidades, e para treinar as forças desegurança locais.

Sobre o Rio Nilo

O novo Estado terá uma parte da parte do velho Estado. Especialmente os paísesda separação na fonte, sete podem ser utilizados como um novo elemento paratender a demanda de um novo tratado para compartilhar as águas do Nilo. Mas oEgito e o Sudão foram tomar uma posição unida e aderir à Convenção de 1949 paraa partilha das águas do Nilo.

Anúncios

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s