Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

FILIPINAS: ESTUDANTES CORREM PELADOS NA UNIVERSIDADE

Deixe um comentário

>

Por Saulo Valley: 20:15

No momento você deve estar pensando que é um trote, certo? Errado, este evento ocorre anualmente na universidade Filipina.

Cerca de 100 rapazes com os rostos cobertos com camisetas e usando máscaras douradas, percorrem os corredores da universidade até chegarem ao Salão de Quezon, onde fica a estátua original chamada OBLAÇÃO.

O MONUMENTO

A oblação é a obra-prima do primeiro Artista Nacional de Escultura, Guillermo Tolentino. Em 1935, Guilherme foi encomendado pelo então presidente da Universidade Rafael Palma para transportar um monumento que expressasse de forma visual a segunda estrofe de José Rizal em “Mi Ultimo Adios” (“Último Adeus”). A estátua de concreto revestido em bronze tem  3,5 metros de altura (para representar os 350 anos de colonização espanhola das Filipinas) em uma pilha de pedras simbolizando as ilhas das Filipinas.

O MODELO

O modelo para a estátua tem sido amplamente divulgado rumores de que Fernando Poe, pai, embora ainda haja fontes que afirmam que o modelo real foi um aluno de Tolentino, o aprendiz Anastacio Caedo.

A Oblação original foi lançada em 1939 em Ermita, Manila por Gregória de Jesus de Nakpil, viúva do herói Andres Bonifacio. Por ocasião do 40 º aniversário da universidade, a oblação foi movida de Manila a UP UP Diliman juntamente com os escritórios administrativos.

A Oblação localizada no final da avenida da universidade no campus Diliman UP é apenas uma réplica do original localizado no terceiro piso da Biblioteca Diliman, a principal da UPP. Várias réplicas de Oblação foram feitas para os diferentes campus da Universidade.

O EVENTO:

Como em todos os eventos da “Run Oblation”, os participantes nus também distribuem rosas vermelhas para estudantes universitários do sexo feminino que testemunharam o evento.

O relatório anual da “Run Oblation”, que começou em 1977, é normalmente realizada todo mês de dezembro e é a voz de protesto do grupo sobre determinadas questões nacionais, mas foi realizada no início deste ano, a tempo do centenário.

O relatório também disse que o prefeito de Makati Jejomar Binay estava entre as UP alunos que diminuiu o campus para participar na festa de abertura.

Binay, um aluno APO, foi membro da Fraternidade, “Black Jack Group” e atuou em 1960 como chanceler principal do grupo – o segundo mais elevado da fraternidade.

Contrariamente à crença popular, a famosa “Corrida da Oblação” (Oblação Run) não foi criado como parte dos direitos da Fraternidade de iniciação, mas sim como uma restrição à promoção para o jogo da organização de 1977 “Hubad nd Bayan” – uma homenagem a um dos membros do grupo que foi morto em uma explosão.

A APO disse que mais do que uma forma de protesto, a sua apresentação nu-nu era mais como um lembrete para os estudantes da UP ao simbolismo da estátua Oblação – uma generosa oferta dos filipinos para o seu país.

A UP, que foi fundada em 18 de junho de 1908, começou como um campus humilde em Manila, e depois cresceu para incluir sete universidades constituintes em todo o país. – Merueñas Marcos, GMANews.TV

Fontes: RPP, Wikipilipinas e GMA NEWSA TV

Tradução: Saulo Valley

COMENTÁRIO: Mas as mulheres não gostaram muito de ficarem só assistindo, e partiram para a concorrência!  Logo nasceu a versão FEMININA da OBLAÇÃO, para o equilíbrio dos direitos humanos por aquelas ilhas!

No cartaz está escrito: “Igualdade de direitos”. 

Será que elas vão querer uma estátua também?


Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s