>

Paul Owen, Richard Adams and Ewen MacAskill in Washington   guardian.co.uk, Tuesday 7 December 2010 18.11 GMT

 

Joe Lieberman pede uma investigação do New York Times por causa da publicação dos documentos divulgados pelo WikiLeaks

Seria um crime para o New York Times ao publicar documentos secretos tornados públicos pela WikiLeaks? O senador Joe Lieberman (I-Conn.) pensa assim, e ele pediu ao Departamento de Justiça para abrir um inquérito.Lieberman, presidente do Comité de Segurança Interna, disse à Fox News terça-feira que acredita que o fundador WikiLeaks Julian Assange é culpado de violar a Lei de Espionagem, e sugere que o jornal pode ser cúmplice. 
“Para mim, o The New York Times tem cometido pelo menos um ato de cidadania ruim”, disse Lieberman. “E se tivesse cometido um crime, eu acho que merece uma intensa investigação pelo Departamento de Justiça.”

Lieberman disse Assange, que foi preso terça-feira na Inglaterra, deve ser acusado de traição nos Estados Unidos.“Ele deve ser indiciado e então podemos pedir às autoridades na Inglaterra, para extraditá-lo para os Estados Unidos”, disse Lieberman sobre Assange. 
O The New York Times respondeu em um comunicado obtido pela Forbes, dizendo: “Nós acreditamos que nossa decisão de publicar foi pelo jornalismo responsável, legal e importante para uma sociedade democrática.”O jornal publicou uma explicação em seu site explicando o seu pensamento na publicação dos documentos WikiLeaks.

Tradução; Saulo Valley

Fonte: http://www.guardian.co.uk/world/2010/dec/07/wikileaks-joe-lieberman-new-york-times-investigated

Anúncios