>Por Saulo Valley – 09:03h.

Desde o dia 26 de Outubro, os tremores tem sido intensos e frequêntes. Depois de uma grande sequência de tremores, que ativaram dois vulcões, o Merapi na Indonésia e o Bulusan nas Filipinas, agora as atividades sísmicas se intensificam em centenas de regiões na costa e na região central do alaska e nos Estados da Califórnia e Nevada, nos EUA. Até agora os eventos não tem ultrapassado a magnitude 5. A maioria dos tremores então entre 2.5º e 3º da escala Richter. Se as vibrações continuarem neste sentido, a américa do sul será a próxima parada!

Como as atividades sísmicas migraram para a américa, a média de tremores na Indonésia e nas Filipinas, não passam do nível 5.2 e estão tendenciosos a cairem para 3 ou 2,5.  Isto se o vulcão recém provocado (Bulusan) não iniciar uma atividade independente. Mas a exemplo do Merapi, parece que todos os eventos foram consequência de movimentos de placas tectônicas no Anel de Fogo do Pacífico.
MERAPI
Impressionante imagem do Merapi no dia 26 de Outubro.
Apesar das atividades continuarem, o gigante parece acalmar-se. Hoje o céu amanheceu azul e um pouco mais límpido. As autoridades Indonésianas liberaram todos os voos. Mesmo assim, a autoridades no mundo inteiro alertam: Evitem sobrevoar o Merapi. Fujam do seu raio de alcance (atuais 6 km) e mantenham o estado de alerta. A contagem dos mortos, até agora soma 194. Estão inclusos os que morreram pelo calor emitido pelo Merapi, sufocamento por fumaça, ataques cardíacos e outras doenças potencializadas durante a crise na região. O limite de segurança para a população ainda permanece nos 20 kilômetros à partir do vulcão.
Twitter: @saulovalleyblog
Anúncios