>

Por Saulo Valley – Atualização 10-11-2010 as 18:30

Aconteceu a cerca de uma hora, o tremor na localização exata do Vulcão Filipino BULUSAN. Os tremores vem acontecendo frequentemente. O mais recente e de nível médio, aconteceu no dia cinco, na sexta-feira passada. Hoje o tremor alcançou a grandeza de 5.2 e não é o único motivo de alerta na região das ilhas Filipinas:
O Vulcão iniciou atividade e já fumega.desde o dia 6 último.

O Monte Buluzan, o Monte Merapi e a Amazõnia, tem vários pontos em comum: A vegetação exuberante, Rios abundantes, tremores frequentes e diárias atividades sísmicas. Eles fazem parte do Círculo (anel) de Fogo do Pacífico. Só nesta semana foram registrados 314 tremores no planeta, sendo que mais de 90% deles aconteceram no Anel de Fogo do Pacífico. Com muita intensidade entre Indonésia, Filipinas e arredores da Austrália, costa da Califórnia e Nevada e na costa da América do Sul.

Saulo Valley
Moradores fogem do vulcão Bulusan nas Filipinas
O maior quadrado AZUL teve magnitude de 6.3 hoje
  AFP – November 10, 2010 – 8:04PM

Dezenas de pessoas fugiram de suas casas perto de um vulcão filipino impaciente na quarta-feira, enquanto autoridades aconselharam aos pilotos a fim de evitar que voem perto de nuvens de cinza fina que dispara para fora de sua cratera.

Mais de 50 pessoas fugiram de duas aldeias na base do vulcão de 1.565 metros, o Monte Bulusan e outros poderão seguir, o comando local do Exército filipino disseram em um comunicado.

Soldados e policiais também serião enviados para manter as pessoas fora de uma zona de seis quilômetros em torno da cratera e tem caminhões a espera para transportar os evacuados para abrigos administrados pelo governo, disse.

Comunidades vizinhas noticiam leves erupções com cinzas na terça-feira, com suas explosões acompanhadas de sons crescentes, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, disse em um comunicado, acrescentando que espera que mais explosões ocorram.

“As autoridades da aviação Civic deve avisar os pilotos para evitar voando próximo ao cume do vulcão já que cinzas e fragmentos vulcânicos ejetados das explosões repentinas, podem representar perigo para as aeronaves”, disse.


O Monte Bulusan, a 250 quilômetros ao sudeste da capital Manila, na ilha principal de Luzon, é um dos países que tem 23 vulcões ativos.

As pessoas que vivem perto de córregos e vales na área, foram avisados de que lama de cinzas vulcânicas podem ser provocadas por chuvas torrenciais.

O governo local disse que um quarto de milhão de pessoas vivem em seis cidades ao redor do vulcão, e muitos deles poderiam estar em risco se os aumentos de erupção passarem para a intensidade moderada.

Bulusan entrou em erupção 16 vezes na história, a última vez em 2006. Ele começou a emitir cinzas novamente a partir de 06 de novembro deste ano.

O Brasil faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, onde freqüentes erupções vulcânicas e terremotos ocorrem.

AFP © 2010

O Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.
Anúncios