>

Merapi entra em ação outra vez

Yogyakarta. Monte da Indonésia vulcão Merapi expeliu cinzas e nuvens de calor na segunda-feira que os funcionários alertaram para uma outra erupção, mas talvez não tão grande como aquela que matou 34 pessoas na semana passada.

Os sensores registraram tremores que atingiram o limite de  4,9 no dia de hoje.

Enquanto Expelia fumaça cinza e cinzas a grande altura, percorrendo logo a seguir a encosta da montanha de 2.914 metros (9.616 pés), o vulcão mais ativo da Indonésia, vem espalhando medo e pânico entre os moradores próximos, em Java Central.

Clique na imagem para ampliá-la

O Merapi, é um marco sagrado na cultura javanesa,  cujo nome significa “Montanha de Fogo”, entrou em convulsão com grandes erupções regularmente; desde a última terça-feira, elevando para 50.000 o número de pessoas em abrigos temporários.

“Como toda a energia ainda não foi liberada,  as erupções continuarão a ter lugar nas próximas semanas”, disse o vulcanologista Surono.

Ele disse que não havia necessidade atual de ampliar uma zona de exclusão de 10 quilômetros (seis milhas) ao redor da montanha, mas advertiu que vivem em locais vizinhos que ainda era muito inseguro para voltar para suas casas.

Agence France-Presse

Fonte: http://www.thejakartaglobe.com/home/merapi-erupts-yet-again/404306

Anúncios