>Hargobinangun, Indonésia (AFP)
Atualizada e traduzida por
Saulo Valley em 30-10-2010 – 08:00

O número de mortos no tsunami que destruiu a oeste da Indonésia aumentou para 413 com outros 298 estão desaparecidos, a poucos dias desastre, confirmou um oficial neste sábado.
Sumatra Ocidental, responsável pela gestão de desastres Suryadi disse que muita chegou em Sikakap, região do North Island Pagai, mas as equipes de emergência estavam tendo dificuldade em atender aqueles que mais precisam.

“Muita da ajuda chegou na ilha. Infelizmente, há barcos suficientes para distribuir a ajuda para as áreas afetadas rapidamente”, disse ele.

O tsunami provocou o deslocamento de 13.000 pessoas nas ilhas atingidas pelo maremoto Mentawai.

Os serviços de emergência na Indonésia ainda estão sendo necessários por que o Monte Merapi continua em ação, em Java Central, onde cerca de 50.000 pessoas foram evacuadas

O forte barulho em torno de 01h00 (1800 GMT sexta-feira) fez soldados e policiais destacados perto do vulcão fugirem, juntamente com centenas de pessoas comuns, que rapidamente obstruíram as estradas com carros e motos.

Não há notícia de vítimas da eurpção em si, mas uma pessoa foi morta após ser atropelado por um caminhão durante a evacuação caótica, segundo um jornalista da AFP no local.

Até agora, 34 pessoas mortas estão confirmadas, como resultado direto das erupções do vulcão no início desta semana.


“Não houve vítimas ou feridos devido à erupção do vulcão”, confirma o chefe Mudjiharto, do Ministério da Saúde para assuntos de emergência.

As cinzas pesadas cairam bastante sobre a principal cidade de Yogyakarta, a cerca de 26 km (16 milhas) ao sul do Monte Merapi.

O aeroporto da cidade foi fechado por cerca de uma hora na manhã de sábado para permitir aos trabalhadores para limparem as cinzas vulcânicas da pista.

FONTE: http://www.alarabiya.net/articles/2010/10/30/124203.html

TREMORES MAIS RECENTES

Ontem foram registrados novos tremores, a sudoeste de Sumatra. O nível mais alto chegou a 5.0 de magnitude.
As regiões alcançadas, à partir do centro da atividade císmica foram:

280 km (175 miles) SSW of Padang, Sumatra, Indonesia
290 km (180 miles) W of Bengkulu, Sumatra, Indonesia
355 km (220 miles) W of Lubuklinggau, Sumatra, Indonesia
855 km (530 miles) WNW of JAKARTA, Java, Indonesia

A maior atividade até agora na região, foi registrada no último dia 25,  com magnitude de 7.7 da escala Richter. Confira os gráficos:


Saulo Valley
Anúncios