Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>O OBSERVADOR DO MUNDO

Deixe um comentário

>

Você já sentiu a sensação de que o mundo está lhe vigiando? Mas aposto que nunca sentiu como se vigiasse o mundo! É assim que me sinto, desde pequeno. Geralmente escrevo coisas que acontecem pouco tempo depois.  


Por Saulo Valley – Rio de Janeiro – Atualização: 11 de Março de 2011 – 07h00min.

Exemplos:

Em Novembro de 2004 decidi iniciar o livro “O SUBUNIVERSO”, com projeto de servir de base para o meu primeiro filme de ficção científica. A história fala de um Tsunami que ocorre na Ásia, varrendo o Japão. Três adolescentes conseguem escapar da morte quando ficam presos no interior de um edifício completamente inundado. Então a vida daqueles jovens tem um novo rumo, quando vão viver definitivamente no espaço sideral. 30 dias depois, um terrível e realíssimo Tsunami ergue-se no mesmo oceano que narrava a ficção que nem havia sido concluída!



Em Outubro de 2009, Decidi participar de um festival de curtas-metragens, criado pelo site VIMEO.COM, com sede em Nova York. O concurso era para filmes de suspense/terror/halloween. Construí uma história com base num terrível apagão, que facilitaria a ação de um (policial aposentado) serial killer.

O curta chama-se Apagão APAGÃO O FILME. Uma semana depois, no dia 25 de Novembro de 2009, ocorre o maior apagão da história do Brasil e do Paraguai! E o meu filme ganhou o segundo lugar do concurso. No dia de estréia no youtube, atingiu a marca de 2900 acessos em menos de 24 horas e 3600 acessos em menos de uma semana.


Há 2 meses atrás (em Abril), tive a iniciativa de começar a produção de um filme para internet chamado

“AMOR E CAOS”, que trata de violência doméstica, crimes passionais, violência contra mulheres, tráfico de mulheres e discriminação racial. Explode então, o caso BRUNO e ELIZA SAMUDIO. Além da relação entre as histórias, o ator principal Alfredo F. Lima (que representa um ex-policial, que é miliciano e se vê ameaçado pelas descobertas da namorada, decide matá-la). É convidado pra atuar na reconstituição do caso real de Bruno e Eliza!

Isto é porque você ainda não leu o SUBUNIVERSO na íntegra! A história que começa em 1998 termina em 2103 com evoluções e inovações tecnológicas que nunca existiram e citações tecnológicas e comportamentais que com certeza se realizarão!  Tudo está registrado em 4 livros de 200 páginas.

Através das minhas múltiplas formas de exposição, consigo demonstrar os sentimentos captados durante a observação da vida no planeta, como um todo. Não vejo as pessoas individualmente. Apenas a humanidade como sendo uma só pessoa. Seus atos e suas fases. Seus momentos de glória e de fracasso. Comecei a estudar o comportamento do mundo por volta de 1987.

 Daí, minha relação tão próxima e tranqüila, com pessoas nativas de outros países. Mesmo sem saber todos os idiomas do planeta (se bem que gostaria imensamente), consigo manter uma excelente relação, por conhecer um pouco de suas culturas, referências, ídolos, metas, vergonhas e fases. Com um sentimento meio que heróico/solidário, acabo me aproximando dos povos menos privilegiados.

 Os mais discriminados, acabam me atraindo. Isso acontece com pessoas também. É mais fácil eu me aproximar das pessoas que todo mundo despreza, que as pessoas que todo mundo admira! Vai entender este cara?

Minha relação com a Baía de Sepetiba é parecida. Tantos lugares lindos no planeta e desejei ficar aqui, pra acompanhar o crescimento e a recuperação deste lugar tão lindo e tão devastado! Quando vim pra cá, há 5 anos, nem imaginava que haveria possibilidade de uma restauração, mas queria que o mundo visse as ruínas de um santuário natural, que fora demolido por mãos inescrupulosas da ambição humana!


Em fim, de volta à minha torre, me lanço da janela apenas com o olhar atento e os sentidos aguçados para ver o rumo que a humanidade vai seguindo (mas não sem mim – risos). Através de minhas histórias e letras de músicas, me sinto na obrigação de mudar rumos. Só Deus sabe de quantos rumos estamos falando, mas a minha parte já faço (com ou sem reconhecimento)…E quem sabe possamos salvar alguns, ou muitos ou talvez a todos, de um possível e fatal colapso!?

Atualização: 01-01-2011 – 12h24min

Desde que escrevi esta postagem, muita coisa mudou na minha vida e no mundo.A coisa mais marcante de todas, é a minha permanente análise do comportamentohumano, no sentido de DESNUDAR o que realmente existe por trás do que dizemos efazemos.

Talvez, depois de analisar e perceber que a aparência nunca foi tão explorada como na última década. Chegou a ser maisimportante que a própria realidade.
Eu apelidei de: “A era do silicone“! Nunca se explorou tanto, esta tecnologia como na últimadécada.

As próteses ganharam uma variada aplicação e no fim da década, uma grandevirada:

O mundo começa a exigir TRANSPARÊNCIA das autoridades. Nunca se exigiu tantatransparência política no mundo como no último ano da primeira década domilênio. Provavelmente, este seja um ano de transição para a nova década queacaba de se iniciar. Mas o que será daqui pra frente?

Percebo que através das redes sociais, as pessoas têm sido exigidas cada vezmais, a se expor e se mostrar sem apelidos, sem perfis “fakes”, sem falsasidentidades. As novas redes sociais, têm feito um levantamento do histórico decada ser humano conectado a ela, bem como exposto estes dados para todos osoutros conectados. Nesta linguagem, envolvendo parentes, amigos e colegas defaculdades e colegas de trabalho, ninguém tem como se esconder por traz de umprofile fake (de mentira).

Mas o que quer esta nova onda? Aonde vai levar toda esta exploração dasinformações de cada usuário?

É bem claro que as pessoas são escolhidas de acordo com seu perfil familiar,intelectual, estético e financeiro.
Com estas ferramentas, ninguém conseguirá se “maquiar”. Estasferramentas são uma forma de seleção e controle, e só não são caracterizadas comoferramentas de espionagem, porque quem revela as informações íntimas são os próprios usuários.

Conheça as ferramentas e suas propostas.

Foursquare – você informa a localização exata de onde está e o queestá fazendo.
Twitter – Você informa exatamente o que pensa/está e/ou está fazendo
Facebook – Você se relaciona com seus colegas de universidade,vizinhos, parentes e companheiros de trabalho.
Geni – É uma das ferramentas que revelam sua árvore genealógica.
LinkedIn – É uma ferramenta de relacionamento profissional. Atravésda exposição de sua formação, você se integra. É analisado e até contratado poralguma empresa que tenha descoberto seu perfil.
One True Fan – É uma ferramenta que compartilha com o mundo, 100% dos sites que você acessa. Sem excessão, então não entre em lugares que tenha vergonha de expor.

De um modo geral, quem não se conecta, vai ficando à margem de sociedade.Quem não se conecta, e não revela- se realmente, é porque esconde algo. Pessoasque se omitem, já se auto-excluíram desta nova sociedade que está se formando,nesta segunda década.

Globalização

A segunda fase da globalização, tem mostrado que o  mundo está se conectando e abrindo-se como um grande livro universal. Os países estão tendo seus segredos publicados e as pessoas agora opinam com base nestas informações. Ao passo que as intenções polítco-militares deles, começam a ser divulgadas, como um time que resolve contratar um certo craque.
Nacionais de diversos países completamente diferentes, manifestam-se e protestam juntos, em defesa de assuntos comuns, quando antes nem conseguiam entender o que  falavam.
O Brasil, por exemplo surge se manifestando em defesa de um determinado grupo africano sob pressão de ditadura militar ou desrespeito de seus direitos humanos…
Assim vai mudando a humanidade. Meu telescópio mantém-se conectado aos mais gritantes acontecimentos, e embora não pareça, minha única intenção é ajudar regular o equilíbrio neste sofrido habitáculo humanóide.
Feliz Nova Década!

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s