Saulo Valley Press

"O Observador do Mundo"

>Sepetiba está morrendo!

Deixe um comentário

>SEPETIBA ESTÁ MORRENDO E NINGUÉM SE IMPORTA!

Todo ser humano tem que ter uma causa. Uma meta. Um motivo para se aprimorar e se dedicar. Alguns escolhem o relacionamento, a família, o trabalho ou determinado esporte.

Escolhi a Baía de Sepetiba.

Nos meados do ano passado, o Governo iniciou o que seria, a resposta para uma espera que já durava centenas de anos! O saneamento básico de Sepetiba, e o projeto de despoluição da Baía de Sepetiba.

Um bairro da cidade do Rio de Janeiro com 442 anos, e sem saneamento básico!!!!!! Esgoto correndo ao ar-livre, ruas sem asfalto, condução precária e irresponsável; energia elétrica de péssima qualidade (que atualmente anda sendo reparada) e mais uma lista enorme de problemas.

Então a obra inicia e todos ficam pasmos com a quantidade de empreiteiras que reviram o bairro de cabeça pra baixo; interditando TODAS as vias de acesso e dificultando a saida do trabalhador de casa… Quem possuía automóvel, tinha que reparar o veículo constantemente, ou deixá-lo em casa, por causa dos monstruosas crateras. Mas tudo podia ser administrado, afinal o sonho de todos estava se realizando! A população amassava aquele barro, imaginando que em breve estaria pisando num asfalto novinho. Seus carros deslizariam sobre a pista recém instalada!

Mas na virada do ano após as eleições, o novo governador decidiu interromper bruscamente as obras e todos ficaram pastando e patinando no meio da lama, dos buracos e se esquivando entre os entulhos. MOTIVO: A obra havia sido SUPERFATURADA!

A foto ao lado mostra o contraste do nome com a realidade: PRAIA DO CARDO.”

Após SEIS MESES DE PROTESTOS, inclusive dezenas de reportagens de todas as emissoras de TV, o atual governador anuncia a retomada das obras. O que só acontece precáriamente. Eu diria que: disfarçadamente. Cada vez que tapam um buraco, abre-se um novo, decorrente da demora e má qualidade do serviço. Muitas ruas continuam como estavam antes da descoberta do Brasil. Poucas ruas receberam asfalto, saneamento e calçadas novas. Outras receberam asfalto, saneamento entupido e calçadas quebradas, durante o processo de saneamento e até hoje continuam assim.

“Esperança: Ao lado, casal simula um pôr do Sol romãntico. Abaixo deles, o esgoto corre ao encontro das aguas castigadas da PRAIA DA BRISA.”

A baía de Sepetiba continua na mesma, alíás: PIOR! Porque agora, o material desperdiçado na obra foi jogado na orla, na água, deixado nas calçadas e nas ruas…

A população que cresceu se banhando nestas águas, recebendo e hospedando turistas em dias quentes; oriundas de todas as partes do país e do mundo, principalmente da Europa,
acusa a CSN e a ATLÃNTICA S.A, pela poluição, degradação e estagnação da água, que não pode mais ser renovada pelas águas dos oceanos.

Recentemente o atual Governador anunciou que já está em poder de algo em torno de R$500.000.000.00 (Quinhentos Milhões de reais) para a conclusão das obras.
Aí eu pergunto: Se a Baía de Guanabara consome cerca de 2Bi por ano em despoluição, quanto vai ser necessário gastar pra despoluir a Baía de Sepetiba, agora com a chegada da CSA?

Quanto de lucro, uma multinacional de mineração traz para a cidade? …Mas cadê estes recursos?
E porque a Baía de Ganabara é tão importante que só ela recebe atenção dos Governos, sendo que a Baía de Sepetiba tem quase a mesma proporção? E tem um detalhe importante: A poluição despejada na Baía de Sepetiba está se espalhando e acabando com outros lindos cartões postais que tínhamos, com: Angra dos Reis, Muriqui, Mangaratiba e demais praias da região.

O que é isto? Inércia, provocada pela falta de recursos, interesse ou pelo excesso de incompetência?

Saulo Valley

Anúncios

Autor: Saulo Valley

Jornalista da Web, repórter, escritor, poeta, radialista, cinegrafista, fotógrafo, Videoprodutor, músico, compositor, modelador 3D, Mestre de Kung Fú e instrutor de Boxe Chinês. Os fatos mais atuais sob olhar analítico do "OBSERVADOR DO MUNDO". Acesse Saulo Valley Post in http://paper.li/f-1326286418 ou http://saulovalley.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s