>C
Quando vejo as pessoas, a mídia e todos os veículos de comunicação em massa falando de CRISE MUNDIAL, deixo nos lábios uma leve expressão de sorriso.

O que será isso, algum tipo de admiração pelo caos? Negativo! Quando olhamos o mundo apenas do ponto de vista que alguém viu e noticiou, cometemos terríveis erros. Dentre eles, o de não analisar outras possibilidades!

Quando penso na atual “CRISE MUNDIAL”, percebo que poderosos empresários em todo mundo, habituados aos seus incomensuráveis rendimentos diários e milionários, estão perdendo terreno. Eles gritam e esperneam como pobres quando são acometidos de uma epidemia!
Correm pra se curar, choram, agitam-se e batem nas portas dos governos pedindo socorro!
Na verdade esta atual faze tem mais a ver com a globalização que com a política econômica mundial em si. Quando decidimos unificar o mundo, não pensávamos que tantas culturas diferentes unidas mudariam o comportamento da humanidade como um todo!

Os hábitos de comsumo, os rumos da moda, os gostos, as preferências esportivas e até mesmo as modalidades… e tudo mais, com relação ao dia a dia!
Então quero dizer que um brasileiro, pobre, morador de uma comunidade carente que nunca saiu de sua favela a não ser se projetando através das imagens de TV e cinema, agora viaja tb pela internet, através das diversas tecnologias de comunicação e em fim, os estrangeiros passam a ter maior participação sua vida cotidiana. Viajam mais. Visitam nossas escolas, igrejas e empresas. Criam-se intercambios e as agências de turismo facilitam estes projetos conseguindo redução dos custos através dos famosos albergues. Quando menos se espera, tem um inglês almoçando no mesmo restaurante de 1 real que vc! Um europeu dividindo um assento com vc no Metrô, num ponto de ônibus ou mesmo numa estação de trens! Tem estrangeiros em férias frequentando a sua academia! É isso mesmo! Com a Globalisação, ninguém está tão longe que não possa dar um pulinho na “casa do vizinho” no exterior! Com a velocidade das comunicações em tempo real, acompanhamos os sofrimentos e as alegrias dos povos. Aprendemos lições importantes e ensinamos tb! Mudamos hábitos e os nossos são mudados!

Então, aquele tênis nacional que vc comprava antes pq era mais barato, agora ficou no mesmo preço do importado. Agora vc pode comer CAVIAR no barzinho da esquina e aprende idiomas passando alguns meses na casa de algum contato no exterior. Cada país aproveita o momento para conquistar novos mercados e se mostrar para povos que nunca se imaginavam consumindo seus produtos!

É óbvio que com isso o CAPITAL MUNDIAL começa a mudar a direção de seu fluxo! O dinheiro que há 20 anos corria direto para os Estados Unidos, por exemplo, pode estar indo agora pra China, pq já convenceram ao mundo que seus preços são os melhores!
Os investidores que antes aplicavam em poderosas companhias como NIKE, VALE DO RIO DOCE e por aí vai, agora começam a investir em empresas que nunca ouvimos falar!

Por exemplo, em busca de menores custos de produção, as mais poderosas companhias de produtos texteis e esportivos, acabaram mudando seus núcleos de montagens para àreas industriais na China! Isto significa que os trabalhadores americanos vão deixar de ganhar aquele dinheiro que passaram para, no mínimo, o triplo de trabalhadores chineses!

Agora, que se tornou uma assustadora tendência! A China se tornou a mais importante parada obrigatória do CAPITAL MUNDIAL! Mas a China não é a única parada nesta nova tendêcia: Índia, Koréia, Iraque, Afeganistão, África, Brasil, Argentina e outros países considerados em desenvolvimento ou até mesmo na linha da míséria mundial!

Quem ouvia falar em MERCADO COMUM EUROPEU, jamais poderia imaginar que hoje em dia os países da Europa liderariam o ranking do desemprego e das ondas de falência!

Enquanto a vida vai ganhando nova forma, os investidores do mercado financeiro mundial, recolhem seus investimentos e aguardam tudo se estabilizar outra vez, sabendo que o mercado, daqui pra frente, nunca mais será o mesmo! Novas regras e novos nomes surgirão. Novos desafios e novas tendências. Investir alto capital para tentar “comprar” de volta sua estabilidade é suicídio! O ideal é tratar sua infra-estrutra e AGUARDAR. Enquanto isso, o ideal é aumentar seu potencial de aprendizado e a qualidade se seus serviços, e preços mais competitivos pois o mercado acaba de se tornar extremamente exigente!

E não é o fim! Pode acreditar! Se o termo “MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA” soa bem aos seus ouvidos, tenho uma boa notícia para te dar!

Nunca estivemos tão perto dos poderosos e nunca tão vizinhos dos países miseráveis! Podemos nos unir com muito mais facilidade hoje! Podemos nos unir em campanhas humanitárias ou de preservação ambiental lideradas por africanos, japoneses, koreanos, indianos, árabes vietnamitas, americanos e até mesmo eskimós! Qualquer um pode criar um projeto, se relacionar direto com uma pessoa a trilhões de kilômetros de distãncia e acioná-la! Ela por sua vez convida outra pessoa do outro lado do planeta e rápidamente uma favela num lugar qualquer do Brasil, pode ter mais vozes gritando por ela no mundo, que as que gritaram: Yes OBAMA, we can!

Isso é não é CRISE MUNDIAL, é GLOBALIZAÇÂO!

Escrito por Saulo Valley 16/02/2009

Anúncios